Terra Xamã

Quem somos

O laboratório natural do futuro da humanidade!

Montanha Terra Xamã


Terra Xamã é um empreendimento eco natural da Aldeia de Shiva - Centro Espiritualista Universal Xamânico Ancestral, uma associação civil, espiritual, assistencial, cultural, beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos, sem distinção de raça, cor e sexo, apartidária, de caráter técnico, científico, ambiental, ecológico, sócio-filosófico, educativo e cultural, legalmente registrada e que visa prioritariamente a promoção da saúde humana e social, através do estilo de vida natural e dos sistemas de cura e medicinais ancestrais, integrados aos sistemas metodológicos e científicos da atualidade.

Somos uma Comunidade Auto-Organizadora da Sociedade, comprometida com o desenvolvimento integral da humanidade, da natureza e do planeta. Nosso foco é trabalhar com metodologias comportamentais que são capazes de alterar comportamentos desvalorativos, ressignificando a história da humanidade para promover melhor desempenho nos compromissos e responsabilidades da vida. Oferecemos nossas capacitações através de Cursos, Treinamentos e Programas de Formação em Coaching, Liderança, Eco Natural Trainning e Xamanismo.

Terra Xamã foi fundado por Akaiê Sramana com o objetivo de ser uma comunidade supraconsciente, que se auto-sustenta e se auto-organiza através de projetos integrativos, ecoeducativos e ecosociais, objetivando prestar à humanidade um trabalho significativo de "integração do saber humano", ressignificando as culturas ancestrais para que estas possam colaborar com a ciência da atualidade, criando novas metodologias para preservação da natureza e dos recursos naturais, através do desenvolvimento de novas pesquisas naturais e estudos de conscientização ecológica, que nos permite evidenciar como fazer uso dos potenciais naturais do planeta para proporcionar ao ser humano, melhorias contínuas na qualidade de vida, bem estar e felicidade.

Nossa missão é promover ações que gerem iniciativas de preservação e proteção ao meio ambiente no qual todos os seres vivos estão inseridos, criando novos estilos de comunidades que apoiam o desenvolvimento sócio-ambiental e a conscientização ecológica, preservando a natureza e os animais, ressignificando nossa ancestralidade e integrando o saber ancestral à ciência contemporânea.

Através do estilo de vida natural, dos conceitos e princípios do xamanismo ancestral, e ajuda da permacultura, o Terra Xamã possui um projeto de Eco Vilas autosustentáveis, que utilizam os recursos naturais descartados pela natureza para criar maravilhosas edificações ecológicas.

O Terra Xamã apoia as culturas ancestrais, nativas, indígenas e quilombolas, e destina regularmente uma porcentagem de seus eventos para realizar campanhas beneficentes de apoio a inclusão social dos povos nativos, com o objetivo de expandir suas iniciativas de responsabilidade sócio-cultural e socio-ambiental.

Possuimos uma equipe constituída por profissionais e especialistas em diversas áreas, o que nos possibilita uma abordagem integral de problemas naturais, ecológicos, ambientais e sócio-ambientais.

Hidrografia

A hidrografia da reserva se caracteriza pela presença do igarapé do carmo, afluente do rio juquiá, que se alimenta de nascentes da Mata Atlântica e desemboca no Oceano Atlântico. Existem mais de 10 cachoeiras ao redor, que podem ser visitadas em expedições de curta duração, assim como também para prática de rafting, organizadas por nossa Equipe de Eco Natural Trainning.

Terra Xamã está localizada na cidade de Juquitiba, a 61 km de distância da cidade de São Paulo, entrada pelo KM 330 da Rodovia Régis Bittencourt (BR - 116). Considerada a capital paulista de rafting e canoagem, e uma das maiores reservas hidrominerais do estado de São Paulo.

Proteção Ambiental

Adotamos na reserva medidas ecológicas adequadas de coleta, manejo e descarte do lixo, com a finalidade de causar o menor impacto ambiental possível.

Santuário Ecológico

No Terra Xamã, a floresta é o centro das atenções, por isso respeitamos a natureza e todos os seres da criação. Incentivamos os visitantes a sentirem a presença da floresta, dos animais, dos devas e elementais, caminhar em silêncio pelas trilhas, meditar e entrar em contato profundo com nossa essência mais interior.

A reserva natural Terra Xamã tem atraído o interesse de estudiosos, educadores e pesquisadores internacionais nas áreas de naturismo, permacultura, liderança, coaching, arte, indigenismo, antropologia, ciências sociais, espiritualidade, medicina e saúde alternativa, terapias naturais, economia e sustentabilidade ambiental.

Reserva Natural

Vídeo: Terra Xamã - Por Akaiê Sramana

Situada no Vale do Ribeira, dentro da Floresta Nativa da Mata Atlântica, na cidade paulista onde os índios guaranis batizaram de Juquitiba, Brasil, localiza-se um lugar naturalmente mágico, chamado de Terra Xamã. Em uma Reserva Natural Internacional que possui 100.000 metros quadrados de pura natureza, composta por espécies vegetais nativas e animais em extinção, numa montanha exuberante, plenamente verde, foi projetado uma comunidade muito ativa, multilingue.

Terra Xamã é uma reserva autosustentável por constituição, cultura, arte, música, escolas naturais e pelo uso da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo, seus membros e alunos generosamente compartilham sua profundidade de conhecimento, pesquisa e recursos naturais com o resto do mundo, através de diversos treinamentos e cursos de formação em metodologias naturais, coaching, liderança e filosofias ancestrais como xamanismo, hinduísmo e budismo.

Além do projeto de preservação e proteção da fauna, flora e eco-sistemas da Mata Atlântica, conta com 4 Escolas Naturais: Escola Natural de Coaching, Escola Natural de Liderança, Escola Natural de Xamanismo e o Centro Espiritualista Universal. Além do Santuário Ecológico e do nosso Projeto de Permacultura, a Eco Vila Xamânica.

Sala de aula do Terra Xamã